Valdemir Cunha

Olhar Viajante – Oficina de fotografia de viagem

WORKSHOP

Curso tratará desde a pré-produção das viagens, partindo da escolha de lugares possíveis para o viajante, planejamento de roteiro, pesquisa sobre o destino, estudo de técnicas fotográficas e elaboração de temas de ensaios fotográficos que os lugares podem permitir e, principalmente, como aproveitar melhor sua viagem a partir da fotografia.

A ideia é mostrar que a fotografia pode ser o melhor guia de viagem. Através dela podemos conhecer países, pessoas, costumes, gastronomia e tudo que puder ser fotografado. A proposta é instigar os participantes a serem “passageiros do olhar” durante suas viagens e não apenas simples turistas que buscam apenas visitar os principais pontos turísticos dos lugares que conhecem.

A partir da educação do olhar e de dicas simples de como melhorar sua fotografia, a oficina Olhar Viajante dará ferramentas para aqueles que gostam de conhecer novos lugares e culturas, aproveitar melhor seu tempo e fazer de sua viagem uma experiência mais intensa.

INSTRUTOR

Valdemir Cunha, 48 anos, atuou durante seis anos na Editora Abril como editor de fotografia das revistas Terra e Viagem & Turismo. Viajou por mais de 80 países produzindo imagens para esses títulos, bem como para outros da Abril. Chefiou equipes de fotógrafos, criou um controle de qualidade visual e um sistema de produção de imagem sem precedentes no mercado editorial brasileiro. Valdemir conquistou vários prêmios de fotografia, entre eles três prêmios da Abril.

De 2001 a 2009 foi responsável pelo Departamento de Fotografia da Editora Peixes. Como executivo da empresa, coordenou o departamento de fotografia, além de ter acumulado o cargo de editor executivo da revista Os Caminhos da Terra.

A partir de 2010 passou a atuar como publisher da Origem e Brasil Natural, lançado em 2011, foi o primeiro livro com o selo de sua editora – esgotado nas livrarias. Em 2012, lançou Brasil Invisível. No ano passado completou 25 anos de trabalho e 11 livros publicados, entre eles Retratos do Brasil (2006) e Pantanal: O Último Éden (2007) e em 2012 foram três títulos: Viagem à Bahia de Jorge Amado (Editora Abril), Serra da Mantiqueira (Editora Horizonte) e Brasil Invisível (Editora Origem) entre outros.

Programação

Data

23 a 25 de março

Horário:

Quinta-feira: 14h - 17h | Sexta-feira – 10h às 13h | Sábado - 10h às 13h

Local

Tiradentes

Carga horária:

9 horas

Pré Requisitos:

Câmera fotográfica e um pequeno ensaio com dez imagens sobre qualquer tema.

Número de Vagas:

15

Investimento:

R$ 520,00

Programa:

Serão tratados os seguintes temas:
Planejamento de viagem – desde a escolha do lugar, passando pela melhor época do ano, formulação de roteiros dia a dia, escolha de equipamento para a viagem, estudo de possíveis ensaios fotográficos que podem ser realizados na viagem.
Fotografia de viagem – dicas para melhorar sua fotografia, com ênfase em composição e produção de ensaios que contem a história da viagem realizada. Claro que também será falado de técnicas fotográficas, mas o foco da oficina é a educação do olhar e mostrar que a fotografia pode ajudar a melhorar sua experiência como viajante e isso pode ser realizado com qualquer equipamento, inclusive celular com câmera fotográfica.
Apresentação de imagens produzidas por Valdemir Cunha de suas reportagens fotográficas pelo Brasil e pelo Mundo e bate-papo sobre as experiências de viagens de todos os par;cipatentes
Saída fotográfica pelas ruas de Tiradentes em que os alunos irão produzir um pequeno ensaio.

Twitter

Instagram

Facebook