"Ângela Berlinde # http://www.angelaberlinde.com"

AS POÉTICAS INTERDISCIPLINARES – Uma Abordagem Contemporânea da Fotografia

WORKSHOP

O workshop pretende realizar uma reflexão sobre as formas híbridas da Fotografia, em cruzamento com outras linguagens, tais como a Poesia, a Pintura, a Literatura e o Cinema e visa um análise sobre a pluralidade dos processos criativos. Pretende-se analisar o potencial das formas híbridas da fotografia no atual contexto de produção expositiva e artística, mais precisamente na forma como a Fotografia tem sido apresentada e exposta sob distintas formas, em virtude da sua hibridez e prática multidisciplinar.

Apoiada pela prática de curadoria que tem vindo a desenvolver há mais de uma década, a formadora pretende despertar o participante para uma discussão teórica e estética sobre a pluralidade dos processos criativos e investigar as diferentes sensibilidades envolvidas nas estratégias de exposição. Pretende-se criar uma zona de experimentação e desenvolvimento de um olhar que atravessa os limites do fotográfico, tendo como intenção produzir e investigar a transdisciplinaridade da criação visual.

Pretende-se discutir em que medida as formas híbridas da fotografia podem ser vistas como uma conseqüência natural daquilo que temos testemunhado nas últimas décadas na era digital, em virtude dos avanços tecnológicos na produção, edição e proliferação de imagens.

INSTRUTOR

Ângela nasceu em Braga, Portugal, 1975

Doutora em Fotografia e Estudos Artísticos na Universidade Federal do Rio de Janeiro em cooperação com a Universidade do Minho. Mestre em Multimédia e Novas Tecnologias, com especialização em Fotografia Digital, pela Utrecht School of Arts – Holanda. Pós-graduada em Direção Artística na Escola Superior Artística do Porto. Licenciatura em Direito pela Universidade do Minho em Braga.

Co-Fundadora do Festival de Fotografia Encontros da Imagem, que acontece em Braga, tendo sido curadora das exposições nele integrados de 2013 a 2016.

Elabora textos para projetos culturais e exposições de arte contemporânea, tendo vindo a colaborar desde 2009 como comissária independente a nível europeu em projetos de investigação sobre “Novos Media e Tecnologia”. Foi fundadora do Prêmio Internacional de Fotografia Emergentes dst, atribuído pelo Grupo dst. Coordenadora do projeto “European Borderlines” que potencia a circulação e produção artística de jovens autores oriundos de Portugal, Turquia, Islândia e Letônia sobre as várias fronteiras da Europa.

A sua obra tem sido inserida em várias exposições individuais e coletivas e publicou obras de Fotografia e Texto sobre a Índia portuguesa e sobre os Retratos Pintados dos Índios Brasileiros. Está representada no Photography Museum of Amsterdam, Holanda, City Council de Vilnius na Lituânia e Centro de Fotografia de Bilbao. Tem vindo a integrar de forma regular, desde 2004, as leituras críticas de portfólios nos Festivais de Fotografia de Arles, Lodz, Paris, Bratislava, Tsalonikki, Budapeste e Viena.

www.angelaberlinde.com

www.nynhaaba.com

follow me:  facebook & instagram

Programação

Data

24 e 25 de Março

Horário:

Sexta-feira – 14h às 17h | sábado – 14 às 17h

Local

Tiradentes

Carga horária:

6 horas

Pré Requisitos:

Autores com produção fotográfica no campo documental ou experimental, que queiram apresentar o seu portfólio.

Número de Vagas:

10

Investimento:

R$ 440,00

Programa:

Neste laboratório de experimentação, o participante terá a oportunidade de:
- Apresentar os seus trabalhos/portfolios e refletir sobre a sua imersão enquanto artista, o seu processo criativo e a forma como poderão apresentar os seus trabalhos, no universo da hibridez fotográfica.
- Conhecer o processo criativo de vários autores da contemporaneidade, neste momento de grande viragem para a fotografia, questionando as representações da atualidade

Twitter

Instagram

Facebook