Cesar Barreto

LENTAGRAM – uma experiência em grande formato

WORKSHOP

Indo contra a corrente contemporânea do rápido clicar e imediato postar, neste curso pretendemos apresentar o universo das câmeras de grande formato, que não só nos oferece um leque quase infinito de possibilidades técnicas e estéticas, como também nos exige um ato mais reflexivo e maior envolvimento com o tempo de pensar e exercitar a fotografia.

Paralelamente, pretendemos demonstrar que sua prática pode ser lúdica, simples, e que não envolve necessariamente artefatos de alta complexidade ou custo.

Esta oficina é voltada para apreciadores do ato artesanal da fotografia e que não medem o sucesso de uma imagem apenas pelo resultado, mas também na experiência do fazer fotográfico.

As aulas serão ministradas no sítio do próprio instrutor, localizado à cerca de 2km da Estação de Tiradentes, onde terão acesso a câmeras de 4×5′, 5×7′ e 8×10′, sendo as chapas resultantes da sessão prática processadas ali mesmo.

 

INSTRUTOR

Cesar Barreto é fotógrafo há 40 anos e neste período operou em diversos campos, prioritariamente dentro do universo da fotografia em preto e branco, seja como laboratorista, ensaísta, instrutor diletante ou no tratamento de imagens em computador.

De 20 anos para cá concentrou sua produção pessoal na fotografia em grande formato, principalmente voltada para o paisagismo clássico, de onde surgiu o livro “Rio Pictoresco”, editado em 2013 pela Casa da Palavra, mas também dando vazão a ensaios de natureza mais livre, como a série Moedas de Areia, exibida no Museu Nacional de Belas Artes, em 2009.

Hoje é mais um autor a ter adotado a bela e acolhedora cidade de Tiradentes como moradia e onde montará galeria própria, além de oferecer serviços de impressão analógica e novos workshops ao longo do ano

Programação

Data

23 a 25 de março

Horário:

Quinta - 14h às 17h | Sexta - 10 às 13h | Sábado - 9 às 13h

Local

Sítio na Estrada da Caixa d'Água, km 2,4 – Tiradentes

Carga horária:

8 horas

Pré Requisitos:

Conhecimentos básicos de teoria fotográfica

Número de Vagas:

8

Investimento:

R$ 600,00

Programa:

1- A teoria – nesta aula apresentamos os diferentes tipos de câmeras e suas aplicações, além de tratar das objetivas, demais acessórios e fazer uma introdução às técnicas e movimentos de controle de foco e perspectiva.
2- A prática em campo - em locação externa ou interna, dependendo do clima, fotografaremos com câmeras de studio e de madeira, nos formatos de 4x5', 5x7' e 8x10', com 2 alunos por câmera alternadamente. Filmes em preto e branco e câmeras serão fornecidos, mas alunos que tenham equipamento próprio serão bem-vindos.
3- A prática em laboratório – comprovando a simplicidade do processo, as chapas serão reveladas pelos próprios alunos, sendo a turma dividida em 2 turnos. Posteriormente serão entregues os respectivos contatos juntamente com os certificados.

Twitter

Instagram

Facebook