Joaquim Paiva

Fotografia: edição e coleção, com Joaquim Paiva

WORKSHOP

Encontro com o fotógrafo e colecionador de fotografia Joaquim Paiva.

 

INSTRUTOR

Joaquim Paiva (Rio de Janeiro, 1946) é fotógrafo, colecionador de fotografia brasileira e estrangeira, escreve seus diários literários e visuais desde 1998.

Exposição recente como fotógrafo:  Maison Européenne de la Photographie-MEP, Paris, junho a agosto de 2016

Como colecionador:  “Em polvorosa” – as coleções do MAM-Rio,julho de 2016 a março de 2017. Dois terços  de sua coleção encontram-se emprestados ao MAM-Rio desde 2005, devendo ali permanecer definitivamente.

Publicou: Coleção Joaquim Paiva – MAM-Rio,  volumes 1 (2014) e 2 (2016); e como fotógrafo “Foto na Hora: Lembrança de Brasília”, Centro de la Imagen, Cidade do México, 2013.

Leitor de portfólios no FotoFest Houston desde 2000, a cada dois anos, bem como no FestFotoPoa e Foto Rio, entre outros.

Residiu no Rio de Janeiro até os 24 anos, vinte anos em Brasília  e vinte no exterior em cidades como Lisboa, Buenos Aires,  Madrid e San Francisco. Vive e trabalha no Rio de Janeiro desde 2014.

Programação

Data

23 e 24 de Março

Horário:

quinta-feira – 14h30 às 17h30 | sexta-feira – 10h às 13h

Local

Tiradentes

Carga horária:

6 horas

Pré Requisitos:

Sugestão: portfólio para apresentação em grupo (projeção)

Número de Vagas:

12

Investimento:

R$ 440,00

Programa:

1)  Apresentação comentada com os participantes de fotografias, projetadas em tela, que integram a coleção brasileira e estrangeira de Joaquim Paiva, que já está no Museu de Arte Moderna - MAM-Rio de Janeiro, com uma variedade apreciável de trabalhos, artistas, e questões visuais e temáticas. Trata-se de "uma visão" especial sobre a coleção, da qual 1963 trabalhos estão no MAM-Rio (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro), em uma colaboração que se iniciou em março de 2005.  Desde então o MAM organizou diversas exposições com recortes da coleção, para cuja seleção o colecionador participou ativamente.

2)  Projeção do livro "Foto na Hora: Lembrança de Brasília", que esteve em exibição permanente na recente exposição na MEP (Maison Européenne de La Photographie em Paris, 2016). Discussão das decisões narrativas, de fundo  e/ou estéticas, envolvidas em um tal projeto.

 3) Projeção  comentada  sobre portfolios dos participantes, uma espécie de revisão de portfolio em grupo, que contribua para o aperfeiçoamento e o desenvolvimento do trabalho de cada fotógrafo. 

Twitter

Instagram

Facebook