Eder Chiodetto e Fabiana Bruno

Vertigem: imagem-palavra

WORKSHOP

Oficina ministrada pelos orientadores do Ateliê Fotô, Eder Chiodetto e Fabiana Bruno, com o intuito de refletir a partir da produção dos participantes e de artistas referenciais, o trânsito entre pensamento e criação no contexto dos ensaios fotográficos, salientando palavras-chave que constelem em torno do processo criativo de cada fotógrafo.

Se imagens são palavras codificadas, como afirma Vilém Flusser, propomos exercícios que desvelem palavras ocultas nos significados múltiplos das imagens, tanto quanto perceber imagens latentes que se infiltram na polissemia das palavras.

Dessa forma, os participantes são provocados a encontrar pistas para a construção de uma metodologia que os auxiliem a gerar aportes conceituais em seus projetos.

 

INSTRUTOR

Eder Chiodetto é mestre em Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Jornalista, professor, curador e pesquisador de fotografia. Como curador independente realizou mais de 70 exposições no Brasil e no exterior. Chiodetto é também curador do Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM-SP desde 2006. É autor dos livros “O Lugar do Escritor” (Cosac Naify), Geração 00: A Nova Fotografia Brasileira (Edições SESC); Curadoria em fotografia: da pesquisa à exposição (E-book, Prêmio Marc Ferrez/Funarte). Criou o Ateliê Fotô em 2011. www.ederchiodetto.com.br

 

Fabiana Bruno é doutora em Multimeios, pelo Instituto de Artes da Unicamp,  pesquisadora vinculada ao IFCH-Unicamp, onde coordena o LA’GRIMA. Tem produções autorais fundamentadas pela convergência da Fotografia como elemento contemporâneo de expressão da sociedade humana. Sua pesquisa de doutorado, intitulada “Fotobiografia – Por uma Metodologia da Estética em Antropologia”, orientada pelo Prof. Dr. Etienne Samain, recebeu o Prêmio Capes de melhor tese da área de “Ciências Sociais Aplicadas I” de 2010. Pós-doutora pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP. Atua no Ateliê Fotô desde 2012.

Programação

Data

24 de Março

Horário:

Sexta-feira - 09h30 às 12h30 e 14h30 às 17h30

Local

a definir

Carga horária:

6 horas

Pré Requisitos:

Autores com produção fotográfica no campo documental ou experimental, que tenham trabalhos finalizados e/ou em desenvolvimento.
Cada participante deverá trazer uma seleção de seus trabalhos, de no máximo 30 imagens, impressas em cópias de trabalho (podem ser cópias de minilab, 10 x 15 cm, por exemplo, apenas como referências).

Número de Vagas:

12

Investimento:

R$ 500,00

Programa:

No primeiro momento (manhã), o curador Eder Chiodetto realiza uma leitura de portfólio aberta dos trabalhos de todos os inscritos, criando a partir de determinados conceitos um núcleo de imagens que reforce a estrutura do(s) ensaio(s) de cada autor.
Na segunda etapa (tarde), Fabiana Bruno atua com os participantes para criar uma constelação de palavras por meio das quais os autores conseguirão desdobrar os sentidos simbólicos latentes de cada imagem.

Twitter

Instagram

Facebook