Lançamento do livro vencedor do Prêmio Foto em Pauta

Inês Bonduki, de São Paulo, terá seu primeiro livro individual publicado pela Editora Tempo d´Imagem e impresso na Ipsis Gráfica e Editora. Seu projeto “Linha Vermelha“, foi o vencedor da segunda edição do Prêmio Foto em Pauta para livro de fotografia.

 

A autora faz uma breve apresentação do livro: “Entre 2013 e 2015 estive dedicada a ir e voltar incontáveis vezes na linha Vermelha do Metrô de São Paulo em seus horários de pico e, ao mesmo tempo, registrei as Jams de dança Contato Improvisação. Ao associar estas duas realidades na edição do livro Linha Vermelha, percebi que elas se aproximavam e se misturavam, tornando-se quase a mesma. Realidades opostas e complementares que viabilizaram a construção de um discurso visual que não se dá em uma ou outra, mas entre as duas.”

 

Inês Bonduki é fotógrafa, editora e arquiteta. É mestre em Poéticas Visuais pela ECA_USP, onde integra o Grupo de Pesquisa em Impressão Digital, coordenado por João Musa.

 

A comissão julgadora do Prêmio Foto em Pauta 2016 avaliou 80 projetos vindos de 15 estados brasileiros. Foi formada por Eugênio Sávio (Foto em Pauta), Isabel Santana e Tiago Santana (Editora Tempo d´Imagem), Fernando Ullmann (Ipsis Gráfica), Eduardo Saron (Itaú Cultural) e pela curadora Rosely Nakagawa.

 

O Prêmio Foto em Pauta para Livro de Fotografia é uma realização do Festival de Fotografia de Tiradentes em parceria com a Editora Tempo d’Imagem e a Ipsis Gráfica e Editora. A premiação é aberta a trabalhos inéditos de artistas brasileiros. Seu objetivo é incentivar e difundir a produção fotográfica de artista estreante, através da publicação de livro de pequeno formato. Deste modo, pretende conduzir à reflexão formal sobre o livro de fotografia como suporte ideal para veiculação da pesquisa fotográfica de caráter autoral, valorizando-o como objeto de desenho único e buscando compreender seu lugar na produção editorial contemporânea.

 

A primeira edição do Prêmio, realizada em 2015, teve o trabalho Oriente, de Anna Kahn, como vencedor.

Twitter

Instagram

Facebook