Fotografia nordestina em destaque no Festival

Em 2016, com o tema “Narrativa e Alteridade”, a sexta edição do “Encontros de Agosto” evento que acontece no Ceará desde 2011, trouxe como proposta a articulação entre fotógrafos do nordeste. Foram organizadas exposições com representantes de cada um dos nove estados, além da realização de workshops e palestras. O projeto propôs que fotógrafos dos nove estados do Nordeste fossem além das próprias fronteiras para discutir a alteridade como bússola: a diferença, o avesso, a distância trazida para dentro de casa, a intimidade com o mundo.

Uma mostra fotográfica foi produzida e exibida em Fortaleza, a partir de uma convocatória pública da qual participaram 200 fotógrafos. Todo o material selecionado para esta mostra será apresentado pela organizadora da exposição, e diretora do Festival, Patrícia Veloso, em palestra e nas projeções noturnas nas noites do dia 24 e 25 de março. Uma nova mostra será produzida especialmente para o Festival de Tiradentes, com um novo recorte da seleção apresentada em Fortaleza, adequado ao espaço disponível em Tiradentes – menor do que o utilizado em Fortaleza – trazendo um outro olhar para a questão proposta.

 

Histórico do Encontros de Agosto, de Fortaleza (CE)

O festival de fotografia tem o objetivo de promover o contato e troca de experiências dos fotógrafos cearenses com a produção contemporânea brasileira e internacional. A iniciativa acontece em Fortaleza e conta com seminários, palestras, exposições, leituras de portfólios e workshops na sua programação, sempre buscando refletir sobre as questões próprias da fotografia e sua inserção no campo das artes, entre outros temas que mobilizam o segmento.

 

O Encontros de Agosto é realizado pela Imagem Brasil e o Instituto Cultural Anima. Em 2016, teve o apoio da Coelce através da Lei de Incentivo Estadual do Ceará – VIII Edital Mecenas, Secult Ceará. Conta também com a parceria do Instituto da Fotografia do Ceará (IFOTO) do Programa de Pós graduação em Comunicação da UFC e da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil (RPCFB).

 

Patricia Veloso

Produtora cultural, curadora e editora. Fundou e administra as empresas Terra da Luz Editorial e Imagem Brasil. É diretora do Festival Encontros de Agosto, iniciativa que tem como principal objetivo promover a fotografia cearense e o intercâmbio com a produção contemporânea brasileira e internacional. Seminários, palestras, exposições, leituras de portfólios e workshops fazem parte da programação do Festival, buscando sempre refletir sobre as questões próprias da Fotografia e sua inserção no campo das artes, entre outros temas que mobilizam o segmento.

 

 

Twitter

Instagram

Facebook