EXPOSIÇÕES CONFIRMADAS ATÉ O MOMENTO

Oriente Risco

Curadoria: Gabriela Sá, João Castilho e Pedro David
Local: Centro Cultural Yves Alves | Rua Direita, 168 | Até 15/04/2017

A exposição Alteridade e Narrativa, apresentada durante o Encontros de Agosto em Fortaleza, toma uma nova roupagem com o recorte curatorial apresentado especialmente para o Festival de Fotografia de Tiradentes. Nela, os 17 autores participantes vêm mostrar ao público os novos ares que sopram do oriente brasileiro.

Para os curadores de Oriente Risco, o que os fotógrafos dessa exposição têm em comum é a busca por uma escrita imagética que passa ao largo de uma imagem confortável e pitoresca do Nordeste brasileiro, nosso oriente. São trabalhos produzidos a partir de experimentações com o aparelho fotográfico e suas potencialidades expressivas, em diversas formas, rumo a uma linguagem universal.

 

Ficções – A Fotografia Além do Real

Curadoria: Anna Karina Bartolomeu, Madu Dorella, Mônica Maia

Local: Centro Cutural Yves Alves | Rua Direita, 168  |  Até 15/04/2017

A convocatória aberta ao público teve como tema ficções, a fotografia além do real. Foram selecionados 44 artistas, num universo de 384 inscritos com 1720 fotos, vindos de 18 estados brasileiros, mais Distrito Federal, além de 7 países: Alemanha, Argentina, Equador, França, Irlanda, México e Venezuela. Com mais esta exposição coletiva, o Festival de Fotografia de Tiradentes reafirma sua proposta de abrir espaço para novos artistas e amantes da fotografia mostrarem seu trabalho.

 

Dias Comuns – Paula Huven

Curadoria João Castilho

Local: Museu de Sant’Ana | Rua Direita, 93  (Entrada pela Rua da Cadeia) | até  10/04/2017

Na exposição Dias Comuns, Paula Huven apresenta uma série de imagens que partem da observação de objetos da sua casa. Olhando para os objetos que se rompem, entortam, queimam e quebram no uso cotidiano do lar, Paula cria imagens que correspondem aos próprios sentimentos de fragilidade, transitoriedade e fragmentação. Fotografados em um fundo neutro, escuro, as peças e os pedaços organizados trazem a marca da fratura que sofreram.

 

Fotografia e Palavra / Poesia e Imagem

Curadoria: Adolfo Cifuentes e Tida Carvalho

Local: Sobrado Quatro Cantos |Rua Direita, 5 | até 26/3/2017

Fotografia e Palavra / Poesia e Imagem insere-se no contexto do projeto Fotografias Nômades que, ao longo de 2016, procurou, no espaço expositivo da área de fotografia na Escola de Belas Artes da UFMG, pensar e dar visibilidade a pesquisas que tomam a imagem como campo de relações, diálogos e articulações, com múltiplas estratégias de produção estética, cultural e política. Os trabalhos apresentados na exposição exploram as diversas relações conceituais, formais e culturais entre os eixos da equação poesia, imagem, fotografia e palavra.

Participam: Angelo Mazzuchelli, Amanda Magnani, Carolina França, Fernando Lima, Julia Baumfeld, July Gyeongmi Ma, Laís Ferreira, Marcelo Dolabela, Pedro Sales, Thiago Amoreira e Xicão Xicão.

 

Eu sonho em Tiradentes

Local: Museu Casa Padre Toledo (Rua Padre Toledo, 190) |

Eu sonho em Tiradentes traz o resultado da oficina Fotografia como estratégia de encontro, realizada no 6° Festival Foto em Pauta e conduzida por Alexandre Sequeira, artista convidado do projeto UFMG Itinerante, do Campus Cultural UFMG em Tiradentes. Alunos da Escola Municipal Alice Lima Barbosa, situada nos limites dos bairros Santíssima e Mococa, foram convidados a partilhar seus sonhos, suas brincadeiras, suas fantasias e suas percepções sobre o espaço em que vivem. Aos poucos, as crianças descobriram que, assim como a figura histórica que dá nome à cidade, elas também poderiam ser heróis e heroínas em suas vidas cotidianas.

 

Caminhos para Conservação

Fotos de Érico Hiller e João Marcos Rosa

Local: Rampa das Flores | Rua Direita, 93 | até 26/3/2017

Usar a fotografia como uma  ferramenta para  tentar mudar a realidade da ameaça  que  algumas  espécies  sofrem.  Esse  é  o  principal  objetivo  da  exposição  que  traz  imagens  dos  fotógrafos  da  National  Geographic  Brasil,  Érico  Hiller  e  João  Marcos  Rosa. Os  autores  apresentam  dois  de  seus  mais  reconhecidos  documentários  que  foram  publicados  pela  revista:  Harpia  e  Jornada  do  Rinoceronte.  A  mostra  traz  26  imagens  que  nos  transportam  para  o  universo  em  vivem  essas  espécies,  nos  mostrando a  beleza  e  a  fragilidade  em  que  estão  inseridas.

 

Ícones da Serra – Marco Alves

Curadoria Rosely Nakagawa (SP)
Local: Thi Rohrmann Galeria de Arte I Rua Direita, 266 | até 26/03/2017

Marco Alves, em seu terceiro trabalho fotográfico sobre a Serra da Canastra, em Minas Gerais, apresenta detalhes da cultura local, mostrando imagens da religiosidade e ambientes que retratam um pouco mais da vida dos seus moradores. O ensaio Ícones da Serra revela o olhar poético do fotógrafo sobre a Serra da Canastra, enfatizando o lado humanista e plástico de quem conhece profundamente uma paisagem.

 

Paisagens Contemporâneas

Curadoria: Greice Rosa  (RJ)

Local: Galeria Lyria Palombini | Rua Direita, 183 | Até 26/03/2017

A mostra procura refletir sobre esse conceito plástico presente em praticamente todos os momentos na história da arte: a paisagem.  

Participam: Claudia Yamada, Izabel Lucas,Shirlene Linny, Herbert Zampier, Renata Avelar, Laércio Leão, Edu Madureira, Sonia Rummert, Mauricio Seidl, Rodrigo Lopes, Aparecida Silva, Nanda Cruz

 

Todas as exposições do Festival de Tiradentes são gratuitas e levam conteúdo cultural de qualidade aos visitantes e à comunidade de Tiradentes.

Twitter

Instagram

Facebook