Atrações do Ciclo de Ideias 2016

Sexto Ciclo de Ideias

Em sua 6ª edição, o Ciclo de Ideias propõe mais uma vez a reflexão sobre o processo de criação de autores que tem a fotografia como expressão e dedicação.

O Ciclo de Ideias já trouxe para o Festival de Tiradentes, desde a primeira edição, mais de 30 nomes, entre eles: Paula Sampaio, Ana Carolina Fernandes, Tiago Santana, Edu Simões, Cristiano Mascaro, Gal Oppido, Pedro David, João Castilho, Eustáquio Neves, Maurício Lima, Luiz Braga, Gilvan Barreto, Rodrigo Braga, Hirosuke Kitamura, Ricardo Labastier, etc.

Para esta edição, mantemos nossa proposta inicial: não ter a unicidade de tema, mas a potencialidade da fotografia, o processo poético e situações emergentes aos conceitos que envolvem a fotografia contemporânea. Sempre acreditamos que o relato, a fala do artista,  revelam distintos discursos fotográficos e eixos centrais para a formação, interlocução e debate com o público.

Por estes motivos, resolvemos convidar três dos mais representativos e relevantes artistas visuais que trabalham o fotográfico como suporte: Jonathas de Andrade, Pedro Motta e Rosângela Rennó. O outro convidado, Numo Rama, transita pela fotografia documental com a mesma autenticidade com que a encara enquanto projeto de vida. Modos de ver a fotografia, de se colocar através dela no mundo e pelo mundo. Ideias sobre o entorno contemporâneo que não cessam em produzir imagens hábeis de discussões e sensações.

Georgia Quintas e Alexandre Belém/Olhavê

Coordenadores do Ciclo de Ideias

Twitter

Instagram

Facebook